
O que é
Medula Óssea?
Também conhecida como “tutano”, a medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso guardado no interior dos ossos (mais especificamente, nos fêmures). É ela que produz as hemácias (glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio do pulmão para as células e o gás carbônico das células para o pulmão, ou seja, elas são responsáveis por todo o processo de entrada e saída do ar), os leucócitos (glóbulos brancos, que defendem o organismo contra infecções) e as plaquetas (que compõem o sistema de coagulação), células que compõem o sangue, por isso é considerada a fábrica do sangue.
CÉLULAS-TRONCO
As células estaminais hematopoiéticas, conhecidas popularmente como células-tronco, são aquelas que vêm sendo utilizadas para doenças em que é necessário regenerar o sistema sanguíneo e imunológico do doente. Elas conseguem se reproduzir, gerando duas células com as mesmas características e também são capazes de se diferenciar, adquirindo características de células maduras com funções específicas. É a célula-tronco hematopoiética, localizada na medula óssea, que é substituída quando um transplante é realizado.
Essas células também são encontradas no cordão umbilical, razão pelo qual se tornou uma importante e relevante alternativa à medula óssea. O transplante hematopoiético do sangue do cordão umbilical é uma das terapias disponíveis para tratamento de doenças hematológicas (do sangue).
